Hoje é dia de um post mais light, mas não menos importante. Dois discursos. Duas citações. Dois heróis revolucionários.
“E eu digo que se alguém não faz, o tempo todo, tudo aquilo que pode e até mais do que pode, é exatamente como se não fizesse absolutamente nada”. (Fidel Castro)
“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros”. (Che Guevara)
O primeiro é um discurso de Fidel Castro no comemorado 1º de maio em Cuba, no ano 2000. A fala de Fidel define, para ele, o que é Revolução.
O segundo vídeo é do discurso do Comandante Che, na ONU em 1964. Aproveito para lembrar que, segundo os amigos de infância, como Calica Ferrer, Che sempre fora um homem que prezava pela dignidade dos homens e pela justiça. A teoria marxista, contudo, veio fazer parte de seus discursos depois de conhecer Hilda Gadea, sua primeira mulher, peruana. Che a conheceu quando seguia ao México e Hilda sempre fora uma mulher politizada e praticante das lutas sociais. Um casal memorável.
Como citei Hilda acima, aqui uma foto do casal!
(Como nombré Hilda, sigue una foto de la pareja!)
Ontem o post foi sobre o bate-papo com Calica no 26 de julho, mas estava sem fotos. Consegui uma hoje.(Ayer el post fue sobre una charla con Calica en el 26 de julio, pero estaba sin fotos. Conseguí una hoy.)
Leia:
- Furacão sobre Cuba, Jean Paul Sartre. Peguei esse livro emprestado e comecei a ler hoje. Sensacional. A linguagem de Sartre e a maneira como vai expondo o fim da ditadura de Batista e o começo da era da revolução através do olhar nas mudanças no dia-a-dia do cubano é ímpar.
______
______
(español)
Che y Fidel, dos hombres, dos citaciones, dos discursos
Hoy es día de un post más light, pero no menos importante. Dos discursos. Dos citaciones. Dos héroes revolucionarios.
“ Yo digo que si alguien no hace, todo el tiempo, todo aquello que puede y hasta más de lo que puede, es exactamente como si no hiciera absolutamente nada”. (Fidel Castro)
“Si usted es capaz de temblar de indignación a cada vez que se comete una injusticia en el mundo, entonces somos compañeros”. (Che Guevara)
El primero es un discurso de Fidel Castro en la conmemoración del 1 de mayo en Cuba, en 2000. Su habla define, para el, lo qué es Revolución.
El segundo video es del discurso del Comandante Che, en la ONU en 1964. Aprovecho para acordar que, segundo sus amigos de infancia, como Calica Ferrer, el Che siempre fue un hombre que presaba por la dignidad de los hombres y por la justicia. La teoría marxista vino hacer parte de sus discursos después de conocer Hilda Gadea, su primera mujer, peruana. Che la conoció cuando seguía a México y Hilda siempre fue una mujer politizada y practicante de las luchas sociales. Una pareja memorable.
Lea:
- Huracán sobre Cuba, Jean Paul Sartre. Agarre ese libro prestado y empecé a leer hoy. Sensacional. La lenguaje de Sartre y la manera como va exponiendo el fin de la dictadura de Batista y el principio de la era de la revolución por la vista de los cambios del día a día del cubano es única.
Nenhum comentário:
Postar um comentário